GASOLINE HISTORY - MUSCLE CARS



Muitos adoram, outros odeiam.. uns preferem carros esportivos europeus.. outros os motores giradores japoneses... mas se você é um gearhead de verdade meu amigo, não minta para si mesmo, os famosos brutalhões musculosos, portadores de um coração quase maior que seu próprio corpo, conhecidos mundialmente como Muscle Cars, já te fez virar o pescoço na rua mais de uma vez só no último ano... Aproveite para ler essa matéria e saber mais sobre a história dessas lendas motorizadas!


Oldsmobile Rocket 88 (1949)
O primeiro Muscle Car é difícil de se definir, pois existem versões onde o início se deu com a fabricação do Oldsmobile Rocket 88 (1949), pois o seu objetivo principal era agregar velocidade e potência, graças ao seu novíssimo motor V8 de 135hp.







Outros, porém, afirmam que a grande era dos Muscle Cars iniciou em 1964, com a fabricação do modelo esportivo do Pontiac Tempest, conhecido como GTO que possuia no seu cofre nada menos que um motor V8 de 389 pol³ (6.374 cc).



Em 1966, o Pontiac GTO se tornou um modelo independente do Tempest, e então, esse é considerado o primeiro "Muscle Car puro" da história, considerando os padrões que temos para essa categoria.
(Carroceria larga, paralamas traseiros mais largos, rodas com aros pequenos calçados com pneus grandes e largos, desenho imponente e simples, carroceria coupé (2 portas), porta malas geralmente em linha mais alta que o capô do motor e, principalmente, grandes motores com muito torque e potência.



A partir de 1966, os modelos que mais eram vendidos, começaram a ter suas versões Muscle Car, entre eles estão: Chevrolet Chevelle SS396, Oldsmobile Cutlass 442, Plymouth Hemi Cuda, Dodge Charger R/T ou o Ford Mustang Boss 429.




Essa grande gama de Muscle Cars criou uma "corrida" entre os principais fabricantes para poder mostrar para o público quem teria o melhor e mais potente Muscle Car. Aliás ótima decisão tomada pelas fabricantes não? sem ela talvez hoje não teríamos maravilhosos pôsteres que ainda hoje fazem parte das paredes dos quartos de muitos garotos.


No Brasil, temos alguns modelos que são considerados Muscle Cars (por alguns?) nacionais, são eles: Dodge Charger R/T, Maverick GT, Opala SS e PUMA GTB (esse último possuía mecânica do opala 6cc 4.1). Esse assunto gera muita discussão em geral, mas no fim das contas todos eles possuem a "receita" dos muscle cars como citamos acima, então aqui, nós os consideramos encaixados nessa classificação, e ponto.






Em meados dos anos 2000, as Americanas Chevrolet, Ford e Dodge ressuscitaram a fórmula original dos Muscle's e produziram releituras dos antigos clássicos , porém com mecânica moderna e design atualizado. O resultado não poderia ser outro: Fantástico!!!!! Na opinião da Gasoline Brotherhood.






Fotos: Gasoline Brotherhood / Divulgação / Internet
Texto: Marco Orlando
Edição: Marco Orlando / Jamil Eduardo
Produção: Gasoline Brotherhood


Nenhum comentário:

Postar um comentário