GASOLINE HISTORY - BOBBERS

Bobber vem da expressão “deixar mais curto” (to bob, em inglês) 
A história das motos "bobbers" surgiu em meados da década de 40 logo após a segunda guerra mundial, quando muitos soldados que retornavam dos campos de combate para seus lares, e fizeram de suas motos uma forma de reencontrar a emoção que estavam acostumados.
Dessa forma foram criadas as primeiras bobbers, e tudo o que não era muito importante para o funcionamento da moto era retirado para deixá-las mais leves e ágeis. Essas modificações eram feitas em suas casas, artesanalmente, e usavam motocicletas bélicas como ponto de partida. Muitas coisas eram modificadas, como faróis, retirados paralamas, etc. porém o quadro era sempre o original.
Ainda hoje vemos muitas Bobbers por aí, e sinceramente, que continuem sendo criadas por muito tempo ainda, porque são lindas, autênticas, exclusivas e, principalmente, permitem que seus donos possam se expressar com suas motos e que se sintam satisfeitos... (o que é quase impossível de se acontecer na prática, pois o vírus da customização, em 99% dos casos, não tem cura e nem limites...)




E por falar em bobbers e o vírus mortal da customização, preparem o babador e deem uma olhadinha na matéria da nossa parceira Chopperon sobre arte retrofuturística européia a partir da página 8. A revista é gratuita e online, divirtam-se!



Fotos: Jamil Eduardo
Texto: Marco Orlando
Edição: Marco Orlando / Jamil Eduardo
Produção: Gasoline Brotherhood


Nenhum comentário:

Postar um comentário