GASOLINE MEDIA - HARLEY DAVIDSON V-TWIN 20F DE 1920 ABANDONADA



Em uma conversa de mesa de boteco com alguns amigos e companheiros de estrada, saiu um comentário de uma moto antiga abandonada em um galpão do tio de um amigo, e que provavelmente era uma Harley Davidson. 

A princípio pensei ser uma Jawa, ou uma Zundapp que facilmente seria confundida com uma Harley antiga por quem não conhece. E se realmente fosse uma Harley, imaginei que no máximo seria uma Evo, pensando longe uma ShovelHead ou até mesmo uma FlatHead que é mais "comum" de se encontrar.

Bom, mais que depressa entrei em contato com nosso camarada e marquei uma visita no galpão onde jazia a tal relíquia.

Cheguei no local ainda com a imagem de uma moto mais "Comum" de se ver, e até brinquei duvidando do que me faria deitar no chão de um galpão para tentar um bom ângulo para fotografar.
A hora que vi a tal moto, literalmente deixada às traças no canto de um galpão, juro que me ardeu o peito e me encheu os olhos de lágrimas!!! (rsrs)


O que para eles era uma mera "Harley Antiga", era nada mais nada menos que uma V-Twin modelo 20F fabricada em 1920 com todas as peças originais!!!
Este modelo foi uma das primeiras Harleys comercializada aqui no Brasil, que para seus 95 anos de história coberta de teias de aranha e muita poeira, estava em bom estado de conservação!!!

Limpamos a poeira que cobria o logo da Harley Davidson sobre o tanque e vimos que a própria poeira havia conservado a pintura, que logicamente havia sofrido bastante com o abandono, mas nitidamente se via letra por letra do logo.
Mais que depressa arrumamos mais uns dois para ajudar e com muito custo levamos a "Nona" para o meio do salão para que eu pudesse ter melhores ângulos das fotos, e rapaz...deu a impressão que as motos de hoje são feitas de isopor.

Para completar a nostalgia, no bagageiro havia um capacete da primeira guerra mundial e uma boina que não soube identificar a insígnia.



Entrei em contato com alguns amigos colecionadores para confirmar o ano e modelo da moto, e  pela numeração do motor realmente se tratava de um modelo F fabricado em 1920.
Todas as peças estavam na moto, algumas soltas, amarradas com arames no quadro da moto. A única coisa que estranhei foi o fato dela estar com a bateria de uma Indian no lugar da original, o restante eram peças genuínas.

Vários amigos já fizeram propostas bastante decentes ao proprietário, mas a moto não está a venda e está praticamente inacessível para o publico, sendo que tivemos que usar de muuuita insistência para conseguir fazer as fotos. O que é uma pena para quem que, assim como nós, são fascinados não só pelas motos, mas também pelas suas histórias!


Os mais entendidos me corrijam caso estiver errado, mas pelo que andei pesquisando a Harley Davidson equipou esta beleza com o primeiro motor em "V" de 45° da marca, um V-Twin com Potência de 8,68hp e 989cc (84x 89mm) e cambio de 3 velocidades, que chegava aos 105 KM/h. 
Na época este motor revolucionou a história da marca, dando uma margem à frente das concorrentes Indian e Excelsior tanto no mercado civil, como militar.

E tem mais, a "Nona" abandonada tinha seu Sidecar original que infelizmente foi "PERDIDOOOOO!!!"...mas já combinamos uma força tarefa para tentar encontrá-lo, e caso esse milagre aconteça não hesitaremos em compartilhar as fotos com vocês!!!

Bom, vou parar de bla bla bla... deixar vocês apreciarem as fotos...

Nas plataformas dianteiras, a sola de borracha bastante gasta está escrito em alto relevo entre a poeira e teias de aranha "João Gual Único Representante para o Sul do Brasil". Baseado nisso pesquisamos sobre e encontramos uma pequena nota da Gazeta Info com os seguintes dizeres: 


- Em 1.925, ”João Gual- o único representante do Sul  do Brasil das Motocycletas Harley Davidson- anunciava no Estadão, que ele havia acabado de receber a segunda remessa com preços reduzidos. Casa Harley, na Praça da República, 16. Endereço telegraphico: Gual.” -




 






 


   



 















E para finalizar montamos um vídeo pegando alguns ângulos, confira...



Texto: Jamil Eduardo 
Fotos: Jamil Eduardo
Edição: Jamil Eduardo/Marco Orlando



10 comentários:

  1. Mais e ai vão restaurar ela ou não? nossa que raridade fiquei tao empolgado em ver essas fotos, muito bom parabéns pela historia e pela moto, gostaria de saber mais a respeito dela, se puderem adicionar meu face para maiores informaçoes é esse aqui Imbertosousa. valeu pessoal abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Imberto!!!
      Infelizmente o proprietário não vende...é lamentável ver esta raridade nesta situação e não poder fazer nada. Muita gente já fez propostas para comprá-lá, sem sucesso!!!
      A moto é do tio de um amigo nosso, que provavelmente herdará ela, e só assim há a possibilidade de restaurá-lá.
      Que bom que gostou da matéria meu velho... ficamos honrados!!!
      Abraço!

      Excluir
  2. Bom dia ! Eu imagino que vocês não devam estar autorizados a divulgar a localização da motocicleta, mas só para atiçar um pouco mais a curiosidade, poderiam dizer ao menos em que estado ela está ? Obrigado e parabéns pela matéria ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Bach!!!
      Que bom que gostou meu velho!!!
      Realmente estamos respeitando o sigilo solicitado.
      Para nós nada mais gratificante vê-la ressuscitada, mas infelizmente não depende de nós !!!
      Tivemos meses de insistência para conseguir acesso ao local para tirar as fotos e publicá-las.
      Falarei com o proprietário, e caso surja a idéia de vendê-la seremos os primeiros a anunciar!!!
      Abraço meu velho!!!
      E mais uma vez obrigado!!!

      Excluir
  3. Tenho um Data Book da Harley, me passa o número completo que está no bloco do motor no lado esquerdo, abaixo dos cilindros, que reúno as informações dela. (o quadro não tinha número na época).

    ResponderExcluir
  4. Sensacional ! As fotos já me permitiram tirar a duvida do suporte do banco. Será que ele vende ao menos o carburador extra amarrado na moto, fale que é por uma boa causa, colocar uma irmã dela para rodar. Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso ver com ele meu velho!!!
      Que bom que curtiu!!!
      Ah, e não esquece de registrar parte a parte da restauração ein, para depois fazermos um post dela!!!
      Abraço!!!

      Excluir
  5. Amigos

    sou novo por aqui. Adoro veículos militares da Segunda Guerra. Tenho Jeep e Dodge.
    Busco uma WLA para comprar.
    Alguém conhece algum proprietário de uma, ainda que momentaneamente não queira se desfazer?

    Grato

    Kerlly

    kerllyhuback@hotmail.com
    (21) 98136-5271

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Kerlly! Seja bem vindo!

      Se gosta de veículos militares, e quer uma WLA, aconselho a falar com o Hades, da Jurassic Machines.
      Ele fez uma réplica idêntica a uma das duas WLA's brasileiras enviadas para a Itália para acompanhar a F.E.B durante a segunda guerra.
      Sem falar que ele é gente boníssima!

      Abraço!

      Excluir