GASOLINE HISTORY - RAT ROD's & HOT ROD'S, COMO SURGIRAM?




Para entender claramente a história, basta uma simples que$tão:

Peças originais e caras, personalizações caras, acabamento impecável = Muito mais dinheiro
Peças que se encaixam, personalizações caseiras, acabamento .. pra quê se preocupar tanto?  = Bem menos dinheiro

Simples não? pois é, essa é a lógica por trás da história, mas na prática nem sempre a fórmula é essa pois o valor final do carro pode ser maior para ambos os estilos, tudo depende do projeto.



Os Hot Rod's são carros antigos modificados e personalizados que, desde os anos 1940 e 1950, vêm juntando uma legião de seguidores. Geralmente são utilizados carros dos anos 1920, 1930 e 1940, mas também existem muitos projetos legais com carros mais novos. No Brasil é muito comum encontrarmos projetos utilizando como base, Fusca, Kombi, Ford F100, entre outros.




No estilo clássico da cultura Hot Rod, as modificações geralmente incluem rodas traseiras largas, já que os carros eram praticamente todos de tração traseira, pintura com chamas geralmente feitas a partir de aerografia e pinstriping, e motores potentes, na maioria das vezes os Ford v8 flathead, antigos chrysler hemi, e oturos Big  e Small Blocks da GM.





Todo o cuidado na escolha de peças, geralmente originais, componentes bem trabalhados, pinturas detalhadas, interior impecável geralmente revestido em couro legítimo, entre outros diversos adereços comuns aos projetos, fazem os Hot Rod's custarem verdadeiras fábulas ao seu proprietário. Claro que, se você adora: Carro, mecânica, customização, e tem pelo menos um pingo de estilo próprio, não pensaria duas vezes em querer criar seu próprio carro customizado, que em alguns casos, se tornam Hot Rod's.

Porém se você se encaixa perfeitamente no perfil de um dono de Hot Rod, e não possui o dinheiro para comprar as melhores peças, os melhores carros como base, muito menos revestir o interior em couro, colocar adereços e detalhes cromados, pintura personalizada ........

"Bom, então ferrou né? esqueço o projeto...."
Rat Rod

Jamais!! Outras pessoas já se encontraram nessa mesma situação no passado, e não estavam a fim de desistirem dos seus objetivos. Qual foi a saída encontrada? Criaram os Rat Rod's!



Os Rat Rod's nasceram justamente como uma alternativa aos preços mais altos dos hot rods, com aparência inacabada, muitas vezes com a lataria amassada, enferrujada, com pintura fosca (um Luxo inclusive) ou apenas fundo. Várias peças são geralmente descartadas ou nem são importantes na hora de escolher o carro para comprar: pára-lamas, capôs, estribos e pára-choques, sendo que na maioria das vezes são componentes totalmente construídos por seu proprietário.

Assim, é de certa forma mais acessível possuir seu próprio Hot Rod, com um toque a mais de originalidade, marca do tempo e uma bela aparência rústica!!

Nos Rat Rod's geralmente são utilizados cruzes de malta, crânios, faróis pequenos, rodas vermelhas, pneus dianteiros finos e traseiros bem largos, ambos com faixa branca. Uma personalização muito comum é a porta suicida, que abre no sentido contrário dos carros de fabricação seriada.
O interior precisa apenas do básico para que o carro funcione: Volante, Alavanca de câmbio, Velocímetro (às vezes outros marcadores como conta giros, mas não são tão necessários assim..), Bancos e pedais.
Ao contrario do que parece, um Rat Rod não é apenas um frankstein sucateado que mal possa andar. A mecânica precisa ser impecável e potente, mesmo com aparência descuidada, e é um dos fatores que mais deixam as pessoas impressionadas ao se depararem com um carro desses.






Lembre-se que Rat Hod's não são uma receita pronta, tudo o que foi descrito acima, são itens que são geralmente utilizados, primeiro por uma questão cultural e também pelo estilo que ficou, de certa forma, consolidado na Kultura Kustom.
Porém cada projeto é exclusivo, e é melhor que continue assim!! Afinal, apoiamos e aceitamos a originalidade e a personalidade de cada projeto.

Gostou da idéia? quer montar o seu? então aguarde, pois em breve publicaremos alguns passos básicos para a construção do seu próprio Rat Hod!!





Fotos: Jamil Eduardo / Internet
Texto: Marco Orlando
Edição: Marco Orlando / Jamil Eduardo
Produção: Gasoline Brotherhood


Nenhum comentário:

Postar um comentário