GASOLINE NEWS - COCKPIT FECHADO


O piloto inglês da Fórmula Indy, Justin Wilson de 37 anos, morreu na noite da última segunda-feira após sofrer um grave acidente na prova de Pocono (EUA) no domingo (23). O motivo principal da fatalidade foi uma peça de outro carro que ocasionou em um traumatismo craniano levando-o a coma e depois à morte. Veja no vídeo abaixo o momento da colisão:


Justin já havia corrido na formula-1 pela Jaguar e pela Minardi em 2003, e nessa categoria outro acidente muito parecido aconteceu com o nosso conterrâneo Felipe Massa no grande prêmio da Hungria em 2009, quando uma peça se chocou contra o seu capacete em uma reta de alta velocidade, fazendo-o perder a consciência e bater na barreira de pneus. Relembre o acidente no vídeo abaixo:



Nesse vídeo o reporter do Fantástico diz que não existe um culpado, e ele tem razão, porém há algo a se fazer que evitaria esse tipo de acidente no futuro, mas que gera um grande debate entre os dirigentes do automobilismo: Cockpit Fechado.


Como pode-se ver na foto desse Protos F2 1967, essa é uma ideia antiga, e a discussão é grande pois o projeto precisa considerar não somente o cenário ocorrido com Justin Wilson e Felipe Massa, mas também em outras formas de colisão como por exemplo, casos que os carros ficam de ponta cabeça ou incêndios. Nesses casos o acesso ao piloto ficaria muito mais difícil diminuindo as suas chances de sair do acidente sem ferimentos ou até mesmo sem vida.
Na imagem abaixo, Jack Brabham também em 1967 utiliza uma proteção em seu carro na formula 2.


Um projeto muito interessante são as células de sobrevivência existentes nas lanchas de corrida, que em caso de acidentes, são "à prova de praticamente tudo", como podemos ver no vídeo abaixo:


Caso tenha ficado difícil identificar onde foram parar as células de sobrevivência dessas lanchas, veja a imagem abaixo:


Claro que para um projeto desse nível, um provável aumento de peso nos veículos também resultaria extrair mais força dos motores para chegar na relação peso / potência ideal, o que leva a horas e horas de projeto nos motores.
Por enquanto, segundo a FIA, alguns testes com cockpit's fechados já estão sendo realizados então nos resta esperar para ver se em um futuro próximo os monopostos serão, talvez, algo como os protótipos que vemos nas corridas "Le Mans 24 hs".


Veja algumas idéias que foram publicadas em diversas páginas pela Internet.








Texto: Marco Orlando Leal
Fotos : Internet / Divulgação
Vídeos: Youtube


Nenhum comentário:

Postar um comentário